sábado, 30 de junho de 2012

Death note define justiça ?

Death note define justiça ?



Jovens que lêem o Filosofia Anime, otaku ou não, mas que já viu ou leu Death Note: essa obra define justiça?

Justiça em um modo geral é o lado que proteje às pessoas do mau, digamos assim. Seja do lado jurídico ou não, todos nós temos uma definição do que é justiça.

Antes de responder a pergunta, tenho que falar o que acho que DN tenta passar pra nós, consumidores de animação japonesa. Essa série é um claríssimo ''tapa na cara'' da sociedade; mostra que a maioria (dentre eles eu) torce pro L ganhar, e acha o Kira vilão, mas quando tá vendo um jornal qualquer e ver um bandido se dando bem, torce pra que ele morra. Como diria o Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, o filme mais visto da história no Brasil, ''bandido bom é bandido morto'', certo?

Claro que têm aqueles que sempre torceram para o Kira, ou aqueles que torceram pra os dois, mas o que Death Note quer mostrar é que podemos ser contraditórios em algumas definições, neste caso a justiça.

Partido disso, justiça tem um conceito muito particular e vago, por isso é quase que impossível determinar.

Agora me respondam o seguinte:

- Você é a favor da pena de morte? Dependendo do caso, sim né? Vamos supor um caso: sua filha sofre um grande abuso, digno de pena de morte, do seu outro filho; ainda é a favor da pena de morte? Ia querer ver seu filho morto?
Lembrando que esse exemplo é para ser usado exemplificando as pessoas que você mais ama, e não filho e filha especificamente.

Bom, essa resposta é muito difícil de dar, todos nós sabemos disso. Por isso, Death Note não defini justiça e sim te dar opções de escolha pra você formar idéias e por fim seu conceito de justiça.

Um anime genial, filosófico e que a cada vez que assistimos, temos muito a pensar.

0 comentários:

Postar um comentário